18 abril 2013

Dia 18 de abril é lembrado como Dia Nacional do Livro Infantil ...

“Um país se faz com homens e com livros”. 



O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Leia mais http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

2 comentários:

  1. Parabéns Sandra...
    Sempre incentivando o trabalho a cultura e a iniciativa de professores que querem fazer a diferença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eli, da mesma forma você, que tem nos lembrando as datas importantes e que devem continuar sendo comemoradas, demonstrando boa vontade, perseverança e acima de tudo valorizando o talento de seus alunos. Parabéns também!

      Excluir