22 janeiro 2013

Secretaria de Educação do Paraná apresenta novo modelo para a Semana Pedagógica



Educação apresenta novo modelo da semana pedagógica

A semana pedagógica de 2013 terá um novo formato para melhorar a qualidade da educação ofertada aos paranaenses. A Secretaria de Estado da Educação apresentou nesta segunda-feira (21) o modelo de organização do trabalho que envolve quase 100 mil profissionais da área. A semana pedagógica acontece de 4 a 8 de fevereiro em todas as escolas estaduais e antecede o retorno dos estudantes da rede estadual de ensino.

Com a semana pedagógica os participantes terão subsídios para elaborar um planejamento educacional baseado na realidade da escola. “Queremos um momento de reflexão, no qual serão levantados os avanços e desafios da escola, pensados coletivamente por quem está na escola”, explicou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

O diagnóstico prevê discussões sobre temas que envolvem indicadores e taxas da escola, distorções e aproveitamento de alunos, ensino e aprendizagem, gestão, participação da comunidade e infraestrutura. “Serão propostas ações de interferência para a demanda de cada escola. Caberá aos Núcleos Regionais e à Secretaria encaminhar e atender para assegurar a implantação e avaliação dessas propostas”, disse a superintendente.

Nos dois primeiros dias da semana serão trabalhados vídeos e textos com todos os participantes. Os funcionários das escolas terão um momento específico para discussões no terceiro dia. A elaboração do documento acontece nos dois dias restantes da semana.

A Superintendência propôs ainda fazer discussões nos moldes da semana pedagógica com os servidores da Secretaria e nos Núcleos Regionais de Educação.

PREPARAÇÃO – Na abertura da reunião, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, ressaltou que todas as medidas estão sendo tomadas para receber a comunidade escolar em fevereiro. “O nosso trabalho é para que alunos, professores e funcionários se sintam acolhidos e apoiados quando retornarem às nossas escolas”, ressaltou Arns.

A distribuição das aulas aconteceu no ano passado, como a merenda e a organização do transporte escolar. Na semana que vem algumas escolas receberão equipamentos e materiais, além do repasse de recursos financeiros pelo Fundo Rotativo para suprir imediatamente algumas demandas emergenciais. “Vamos enfrentar os desafios em conjunto, com a participação de todos para melhorar a qualidade da educação do nosso estado”, comentou Arns.


Via http://www.educacao.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário